Páginas

Meu Primeiro Dia na Faculdade

14/12/2013


Meu primeiro dia na faculdade foi há três anos e meio. Dia 09 de Agosto de 2010, para ser exata. Eu cheguei meio perdida, apesar de já ter uma ideia de como seria e já ter uma pequena noção do curso, pois já havia feito Iniciação Científica Jr. com um dos professores de lá. Entrei no segundo semestre do curso, a única vez que vi isso na universidade que estudei. Acho que eles estavam testando o Sisu e tentando aumentar a turma, que já estava pela metade. A primeira aula foi Políticas Públicas da Educação. Foi um choque, um balde de água na cara para acordar e perceber: Tô fazendo licenciatura. Sério, me matriculei em Licenciatura em matemática ~parem de torcer o nariz já!~, sem nenhuma vontade de ser professora, mas com a certeza de que o caminho que eu tinha traçado até ali me mostrara que o que eu achava que queria não era bem o que me faria feliz. Chorei aquela noite um tempão antes de dormir, foi muito se usei duas vezes novamente a blusa que usei naquele dia. Quase não voltei no dia seguinte, mas acabei dando mais uma chance para aquele curso. Era aula de Elementos de Geometria, eu odiava Geometria, pelo menos até aquele dia. Um professor de cabelo branco que viajava em um universo matemático me mostrou que eu poderia gostar daquilo.
Voltei muitos outros dias, participei de outros projetos, corri contra o tempo, tive vontade de desistir, voltei a trabalhar com o tutor da iniciação jr, ganhei um novo orientador, quase fiquei doida, virei noite fazendo trabalho, dormi quando precisava estudar, conheci os melhores amigos ~e os mais loucos!~, fui em congressos perto e longe, me apaixonei por Brasília em três dias, mudei de ideia, tive milhares de planos para o futuro, vi que rótulos podem ser muito idiotas, tive apelidos, fiz três semestres e meio em um ano, mudei de ideia sobre pessoas, vi verdadeiros milagres acontecerem, aprendi a amar as pessoas, percebi que meus limites são bem diferentes do que eu pensava, minha mente mudou completamente. E agora? Bom, semana que vem faço minha última atividade avaliativa do curso. Dia 24 de Janeiro de 2014 está marcada minha colação, no mesmo dia que fará 11 anos que moro nesta cidade.

P.S.: Este texto surgiu quando fui comentar em uma postagem do blog Depois dos Quinze sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Daqui a dois eu estarei fazendo um texto parecido com esse, eu ainda não sei o que vou fazer que curso irei escolher. Não tracei nada a respeito disso, quero que as coisas aconteca do nada ou que o destino de forma ao meu futuro.
    Beijos e boa sorte !
    everyday--things.blogspot.com

    ResponderExcluir